sexta-feira, 3 de maio de 2013

"Cruzeiro, sua origem"


O Cruzeiro Esporte Clube nasceu através do esforço de desportistas da comunidade   italiana em Belo Horizonte, com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália, em 2 de                    janeiro de 1921. Após mais de 91 anos de história, o Clube se transformou em uma                                  das maiores agremiações de futebol do mundo.                                                                          

Dos anos iniciais, datam os primeiros ídolos e conquistas do Palestra, como o                tricampeonato estadual de 1928, 1929 e 1930, com uma equipe que contava com os            lendários Ninão, Nininho, Bengala e Piorra.                                                                                  

Em 1942, com a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial, um decreto de lei do governo     federal proibiu o uso de termos que remetem à Itália em entidades, instituições e                          estabelecimentos no Brasil. Com isso, o Clube precisou ser renomeado e o nome                 escolhido foi Cruzeiro Esporte Clube, em homenagem ao símbolo maior da pátria                brasileira.  Assim como o nome, o uniforme também sofreu mudanças. Antes verde e          vermelho, em homenagem à bandeira italiana, o Clube adotou o azul e branco,                 inspirado pela seleção da Itália.                                                                                                                   

Nas décadas seguintes, o que se viu foi o crescimento de um gigante, especialmente         após a inauguração do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, onde o Cruzeiro                      conquistou os principais títulos da história do futebol de Minas Gerais. Com craques             como Tostão, Piazza, Dirceu Lopes, Raul, Zé Carlos, Palhinha, Joãozinho, o                           fenômeno Ronaldo, Sorín, Alex, Fábio e tantos outros, o time passou a ser um dos         clubes brasileiros com maior número de conquistas internacionais.                                    

Em setembro de 2009, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol        (IFFHS), entidade alemã reconhecida pela FIFA, apontou o Cruzeiro como o Melhor           Clube Brasileiro do Século XX. O instituto levou em consideração a performance dos   clubes do mundo em competições organizadas pelas federações continentais e só      confirmou o que já sabiam todos aqueles que acompanham de perto a bela trajetória    do time cinco estrelas.  
                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário